>

Aumento salarial: 10,78% no varejo de gêneros alimentícios (supermercados/afins)

Aumento salarial: 10,78% no varejo de gêneros alimentícios (supermercados/afins)

17/11/2021

Depois de muita negociação, o Sincomerciários de Guarulhos conseguiu uma grande vitória. Os salários dos empregados nas empresas varejistas de gêneros alimentícios em toda a base (Guarulhos, Poá, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Arujá e Ferraz de Vasconcelos) foram reajustados em 10,78% (dez vírgula setenta e oito por cento), incidente sobre os salários vigentes em outubro de 2020, o que significa a reposição integral da inflação pelo INPC do período dos últimos doze meses.

A negociação definiu as condições para os exercícios de 2019-2020, 2020-2021 e 2021-2022, período em que houve um impasse com o sindicato patronal.

Para 2020-2021 foi acertada a concessão do INPC de outubro de 2020 e de um abono salarial de R$ 950,00, que será pago parceladamente.

Ficou definido que decisão do Tribunal do Trabalho -TST trará a solução para 2019-2020.

Pertencem à categoria econômica do varejo de gêneros alimentícios, assim entendidas as empresas que comercializam, predominantemente, alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica. Dentre outras denominações estão os hipermercados, supermercados, autosserviços, mercados, mercadinhos, lojas de conveniência, quitandas, mercearias, empórios, laticínios, sacolões, etc.

A Convenção foi assinada no dia 16 de novembro pelos presidentes dos sindicatos patronal, Álvaro Luiz Bruzadin Furtado, e dos empregados, Walter dos Santos.

Participaram da assinatura da nova Convenção, da esq. p/ dir: Maurício Furtado (adv. do Sincovaga), Álvaro Bruzadin (presidente do Sincovaga), Walter dos Santos (presidente do Sincomerciários) e Jorge Bascegas (representando o jurídico do Sincomerciários).

Foram garantidas várias conquistas de Convenções Coletivas anteriores, como participação nos lucros e resultados; estabilidade de 30 dias para o empregado que volta de auxílio-doença; adicional de 100% para trabalho em feriados, entre outros benefícios.

Walter dos Santos, presidente do Sincomerciários de Guarulhos, comemorou: “Estamos em um momento de recuperação de uma pandemia que levou muitos de nossos colegas, vários deles trabalhadores em gêneros alimentícios, que foram considerados essenciais no período mais duro da quarentena, eles merecem esse reconhecimento e nós lutamos por isso”, destacou.

Confira as faixas de reajuste, os pisos e todos os direitos conquistados clicando:

AQUI PARA A CIRCULAR

AQUI PARA A CONVEÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

Facebook_sincomerciarios Voltar