Mais de 4 mil trabalhadores celebram conquistas na Festa dos Comerciários

19/10/26

Mais de 4 mil trabalhadores participaram, no domingo, 18 de outubro, da 10ª edição do Dia dos Comerciários, promovida pela Fecomerciários no Complexo Eco, em Avaré. O encontro celebrou as recentes conquistas da categoria e terminou com muita música e diversão no parque aquático Eco Blue.

O Sindicato dos Comerciários de Guarulhos marcou presença com uma caravana que saiu da cidade às 4h da manhã. Os participantes aproveitaram um dia especial, que uniu a defesa dos direitos trabalhistas à confraternização entre comerciários de diversas regiões do Estado.

Com o tema “Valorização e Reconhecimento”, o evento também foi marcado pela aprovação unânime de dez deliberações que vão orientar a atuação dos sindicatos paulistas.

Conquistas para comemorar

Durante o encontro, o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, destacou três acontecimentos: o fim da escala 6×1, o acordo histórico em favor dos trabalhadores demitidos durante a crise das Casas Bahia e sua reeleição para a Câmara dos Deputados.

As conquistas foram celebradas como resultado de anos de mobilização e atuação do movimento sindical em defesa dos comerciários.

Também foram sorteados vários prêmios de PIX no valor de R$ 500,00 e, ainda, uma moto elétrica.

Dez propostas aprovadas

Entre as deliberações, ganhou destaque a defesa da escala 5×2, com dois dias de descanso por semana, além da fiscalização dos sindicatos para garantir o cumprimento das novas regras pelas empresas.

Os trabalhadores também aprovaram propostas voltadas a:

  1. Valorização da categoria: manter o comerciário em primeiro lugar.
  2. Melhores acordos coletivos: ampliar conquistas salariais e benefícios.
  3. Saúde física e mental: reforçar os cuidados com o bem-estar dos trabalhadores.
  4. Combate ao assédio: enfrentar o assédio moral e sexual no trabalho.
  5. Inclusão e diversidade: ampliar oportunidades para pessoas com deficiência e LGBTQIA+.
  6. Fortalecimento sindical: incentivar a sindicalização.
  7. Mais benefícios sociais: desenvolver projetos habitacionais, creches e cursos de qualificação.
  8. Escala 5×2: acompanhar e fiscalizar sua efetiva aplicação nas empresas.
  9. Atuação no Congresso Nacional: ampliar a participação sindical nos debates sobre direitos trabalhistas.
  10. Voto consciente: incentivar a reflexão e a participação responsável nas eleições de 25 de outubro.

Depois da mobilização, diversão!

Encerrada a programação sindical da manhã, chegou a hora de aproveitar as atrações do Eco Blue Acqua Park.

Piscinas, música, encontros entre amigos e muita descontração transformaram a tarde em uma grande festa da categoria.

Para os comerciários de Guarulhos, foi uma oportunidade de celebrar conquistas, conhecer colegas de outras cidades e aproveitar um merecido dia de lazer.

O encontro reforçou uma mensagem importante: valorizar o comerciário significa defender seus direitos, melhorar suas condições de trabalho e garantir mais qualidade de vida.

Confira como foi:

Há mais de cinco décadas, cumprimos nossa missão de defender e ampliar os direitos dos trabalhadores no comércio, através de intensa negociação junto a representantes das empresas e do governo.

Copyright © 2025 Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarulhos

GUARULHOS - SEDE

ITAQUAQUECETUBA - SUBSEDE

© 2024 Desenvolvido por SILROUD