>

Comerciárias aprovam as 12 propostas por unanimidade

Comerciárias aprovam as 12 propostas por unanimidade

04/04/2022

As mais de duas mil trabalhadoras presentes à 12ª edição do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida” aprovaram, por unanimidade as 12 propostas de deliberações do evento, sob orientação: Lute Como Uma Comerciária.

São estas resoluções que vão dar as diretrizes das lutas femininas nas bases territoriais dos Sincomerciários e Sinprafarmas filiados à Federação.

 

DELIBERAÇÕES CONTAM COM A UNIDADE DE AÇÃO DAS COMERCIÁRIAS

Aprovadas, elas constituem ações unitárias dos Sincomerciários e dos Sinprafarmas em defesa das trabaIhadoras no Estado e devem ser divulgadas pelos meios de comunicação impresso e digital dos Sindicatos.

O presidente Luiz Carlos Motta, a coordenadora do Conselho da Mulher da Fecomerciários, Rosana Alarcon, e a Comissão Organizadora do "Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida-2022", destacam abaixo as principais bandeiras de luta das comerciárias paulistas.

São elas:

1° Valorizar as cláusulas femininas nas Convenções Coletivas e nos Acordos, com avanços econômicos e sociais.

2° Ampliar os canais de comunicação do sindicalismo comerciário paulista a fim de difundir as reivindicações e as denúncias das trabalhadoras, tal como desrespeito à Convenção Coletiva de Trabalho,

3º Trabalhar pela adoção de políticas públicas voltadas para fim dos assédios moral e sexual, de todas as formas de discriminação, desigualdade e de violência à mulher,

4º Incentivar a participação das mulheres no movimento sindical e na política, respectivamente, com estímulo à sindicalização e apoio àquelas que pretendem disputar cargos eletivos por meio do nosso movimento político denominado Corrente Democrática.

5º Que as mulheres tenham empregabilidade e equiparação salarial com os homens ante ao desempenho da mesma função e jornada.

6º Que a mulher deixe de ser a última a ser contratada e a primeira a ser demitida, principalmente em momentos de crise.

7º Firmar parcerias para as comerciárias terem maior acesso a cursos gratuitos de qualificação profissional.

8º Reforçar ações que protejam a saúde e a segurança da mulher nos locais de trabalho, ainda mais em tempos de pandemia de Covid-19.

9º Fomentar, por meio de parcerias, a instalação de creches à mãe comerciária, inclusive com dias e horários diferenciados de funcionamento.

10º Pelo fim das perseguições nos locais de trabalho, principalmente às gravidas e às mães que precisam levar seus filhos ao médico.

11º Criar políticas públicas que atendam as familias sustentadas por mulheres "solo", ou seja, que sustentam as suas casas.

12º Exercer o voto consciente em 2 de Outubro para garantir as eleições dos legítimos representantes das comerciárias.

AVARÉ, MARÇO DE 2022

Facebook_sincomerciarios Voltar