>

Congresso comerciário aborda modernização de procedimentos em ações sindicais

Congresso comerciário aborda modernização de procedimentos em ações sindicais

25/09/2023

Os representantes dos 72 sindicatos filiados à Fecomerciários, presidida pelo Deputado Federal Luiz Carlos Motta, se reuniram no 28º Congresso Sindical Comerciário, realizado nos dias 21 e 22 de setembro, na Praia Grande- SP.

Foram discutidos temas que compõem o Projeto Fênix, um programa proposto pela Federação com o objetivo de uniformizar e modernizar procedimentos dos sindicatos para obter melhores resultados em negociações, comunicação com a categoria, Convenções Coletivas, lazer, eventos, entre outros.
Também foram realizadas quatro palestras temáticas (1 - André Santos (Diap); 2 - Dra. Zilmara Alencar (Consultora Jurídica/Sindical); 3 - Antônio Rogério Magri (ex-Ministro do Trabalho) e 4 - Amauri Mortágua (presidente do Sincomerciários de Tupã e da UGT-SP) e Lourival Figueiredo Melo (CNTC e FST). O encerramento do evento contou com a participação do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah e com o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

A delegação do Sincomerciários de Guarulhos composta pelo presidente Edson Carvalho e os assessores Jorge, Adailton, Kleiton e José Luiz esteve presente e acompanhou as explanações.
Os mais de 500 participantes presentes aprovaram por unanimidade dez deliberações. São elas:

1) Implementar em toda a base sindical comerciária paulista as decisões setoriais que integram o Projeto Fênix.
2) Incrementar as campanhas de sindicalização permanentes com a valorização das ações sindicais, do fornecimento de benefícios e do oferecimento de serviços prestados à categoria pelos Sindicatos Filiados.
3) Identificar nos quadros dos Sindicatos Filiados e nos locais de trabalho candidatos e candidatas aptos e dispostos a concorrerem às Eleições Municipais de 2024.
4) Criar agendas para as nove Regionais da Federação com o objetivo de promover uma espécie de intercâmbio entre as mesmas para estimular as trocas de ideias a fim de encontrar resoluções para problemas junto às questões comerciárias por meio de reuniões periódicas a serem feitas com os seus coordenadores.
5) Aprimorar os conhecimentos dos dirigentes sindicais comerciários paulistas principalmente diante do preparo necessário para obter subsídios efetivos sobre o setor do comércio a fim de assinar Campanhas Salariais Vitoriosas com o fortalecimento das Convenções Coletivas de Trabalho.
6) Unir forças para assegurar ao Sistema Confederativo participação efetiva nas decisões em tramitação acerca do anunciado novo Sistema Sindical.
7) Avançar no objetivo de instalar na base sindical comerciária paulista núcleos educativos voltados para a capacitação de dirigentes, assessores e funcionários dos 72 Sindicatos Filiados à Federação, com a possibilidade de fundarmos a nossa Universidade Sindical-Corporativa.
8) Acompanhar as matérias sindicais e trabalhistas em tramitação no Congresso Nacional na intenção de construirmos uma Força Comerciária Unitária para lutarmos, com o Deputado Federal, Luiz Carlos Motta, contra retrocessos às entidades sindicais e à classe trabalhadora.
9) Renovar a noção de comerciários representados com atenção especial ao crescimento do e-commerce e à implementação do trabalho por plataforma de consumo no Brasil, dado que os comerciários são maioria nesta forma de trabalho.
10) Agilizar a comunicação sindical impressa e eletrônica na base sindical comerciária paulista.

Facebook_sincomerciarios Voltar