>

Por que ir ao médico quando me sinto bem?

Por que ir ao médico quando me sinto bem?

A maioria das pessoas só vai ao médico quando sente dor forte e constante. Entretanto, consultas e exames regulares podem ser a diferença entre a vida e a morte. Manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente fazem parte de um estilo de vida que ajuda a prevenir muitas doenças. Mas existem enfermidades causadas pela genética e outras que não apresentam sintomas. Por isso, somente um acompanhamento médico pode detectá-las precocemente e combatê-las da melhor forma, aumentando as chances de cura e a sua qualidade de vida.

Um infarto ou um AVC (acidente vascular cerebral), por exemplo, podem acontecer repentinamente. Mas, com um acompanhamento médico e um check-up, é possível antever sinais e fatores de risco que podem ser prevenidos e tratados, como hipertensão arterial e colesterol alto.

Se o paciente tem histórico familiar de algumas condições, como câncer, pressão alta ou distúrbios do sono, por exemplo, é importante informar a um médico de confiança. Isso ajuda a realizar um monitoramento da saúde de forma individualizada.

Autodiagnostico e automedicação

Muitos brasileiros realizam um autodiagnostico médico pela internet, mas essa prática é perigosa. O autodiagnostico pode levar à automedicação e isso pode acarretar atraso no diagnóstico correto; efeitos colaterais ou utilização de medicamentos errados e, por consequência, agravar a doença ou até gerar algum outro problema de saúde.

Por isso, apenas o acompanhamento médico tem a segurança de garantir saúde ao paciente.

Check-up

O check-up e o acompanhamento médico estão diretamente relacionados. O objetivo de um check-up é realizar uma avaliação completa do estado de saúde de uma pessoa para acompanhar, prevenir e diagnosticar doenças. Ele consiste em uma avaliação médica associada a alguns exames clínicos e laboratoriais que é o profissional da saúde que solicita. Os exames e o foco da consulta levam em consideração fatores como idade, gênero, hábitos e históricos individual e familiar do paciente.

Dicas para uma boa consulta médica

Ao ir a uma consulta, aproveite ao máximo tendo um papel ativo na sua saúde. Faça uma lista dos seus sintomas e das suas dúvidas.

Não adie mais, vá ao médico.

Preocupada com a saúde dos comerciários, a diretoria do Sincomerciários de Guarulhos mantém parceria com o renomado cardiologista e clínico geral, Dr. Alberto Takeshi, Professor de cardiologia na Universidade Federal de SP, Médico nos Hospitais do Coração e Albert Einstein.

Para facilitar o acesso, ele atende sócios e dependentes no mesmo prédio do sindicato, por apenas R$ 50,00.

Agende pelo nosso whatsapp: 11 4574-2888

Além disso, o sindicato mantém convênios de descontos com clínicas e laboratórios. Confira em nosso site: www.comerciariosdeguarulhos.org.br

Facebook_sincomerciarios Voltar