>

Palavra do Presidente: Abril Verde

Palavra do Presidente: Abril Verde

26/04/2024


 

Abril Verde: Um Chamado Urgente para Preservar Vidas no Trabalho

No contexto do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril, é imperativo refletir sobre a saúde e segurança no ambiente laboral. A diretoria do Sincomerciários de Guarulhos, consciente de sua responsabilidade, assim como a Fecomerciários, adere ao “Abril Verde”, um mês dedicado à conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A Constituição brasileira resguarda a saúde como um direito fundamental, reforçando a proteção contra os riscos inerentes ao trabalho e garantindo benefícios previdenciários em caso de acidentes. Há várias normas legais prevendo regras para prevenir e garantir reparação quando os acidentes de trabalho acontecem.

Entretanto, o problema não é lei existir, mas se é cumprida, pois os números alarmantes de acidentes de trabalho persistem, inclusive entre os comerciários.

Segundo o Ministério do Trabalho, em 2022, cerca de 613 mil acidentes de trabalho foram registrados no Brasil (1,15 acidente por minuto), resultando em 2.538 mortes e quase 19 mil incapacitações permanentes, apenas entre trabalhadores formais.

De acordo o Observatório de Segurança do Trabalho, na plataforma SmartLab, o comércio varejista ficou em segundo lugar com maior número de notificações, com mais de 18 mil casos, com predominância entre os trabalhadores em hipermercados e supermercados.

É fundamental reconhecer os diversos tipos de acidentes, desde quedas de altura até doenças ocupacionais como LER/DORT. A prevenção passa pela conscientização sobre os riscos, pelo cumprimento das normas de segurança e pelo uso adequado de equipamentos de proteção.

A preservação da saúde e segurança no trabalho vai além de uma obrigação legal; é uma questão de respeito à dignidade humana e ao valor social do trabalho. Os prejuízos causados pelos acidentes de trabalho não se limitam apenas às vítimas, mas repercutem em toda a sociedade, dilacerando famílias, gerando custos econômicos e humanos irreparáveis.

Os dados do Ministério do Trabalho revelam que, com base no PIB de 2022, os prejuízos gerados pelos acidentes de trabalho podem ter alcançado R$ 396 bilhões, com custos e perdas para empregados, empresas, poder público e a sociedade em geral.

É necessário um esforço conjunto de órgãos públicos, entidades privadas e da sociedade civil para promover uma cultura de prevenção e segurança no ambiente laboral.

O Abril Verde não é apenas um mês de reflexão, mas um chamado urgente para ações concretas que preservem vidas e garantam o bem-estar dos trabalhadores.

O Sincomerciários de Guarulhos reafirma seu compromisso em fiscalizar as empresas e orientar os empregados no comércio de sua base para que sejam garantidas condições dignas de trabalho. Afinal, todo trabalhador tem o direito de voltar para casa ao final de sua jornada, são e salvo.

Edson Carvalho

Presidente do Sincomerciários de Guarulhos

Facebook_sincomerciarios Voltar