>

Participação nos Lucros e Resultados: Você Recebe?

Participação nos Lucros e Resultados: Você Recebe?

06/10/2020

Comerciário que trabalha em Guarulhos, Arujá ou Santa Isabel, em comércio que segue a Convenção Coletiva firmada com o sindicato patronal varejista de Guarulhos, tem direito a receber a PLR. Se não recebe, algo pode estar errado. Consulte o sindicato!!!

 

Levantamentos estatísticos realizados pelo Sincomerciários de Guarulhos mostram que muitas empresas desrespeitam a Convenção Coletiva e não pagam PLR - Participação nos Lucros e Resultados e contam com o silêncio e desatenção dos trabalhadores para continuarem com a apropriação do dinheiro dos empregados.

Entenda o que é PLR

A Participação nos Lucros e Resultados está prevista na Lei nº 10.101/2000 e em algumas Convenções Coletivas firmadas com os empregadores, como a do Comércio Varejista de Guarulhos, que abrange também Arujá e Santa Isabel,  portanto é um direito dos comerciários.

Quando e quanto pagar de PLR?

A data e a forma de pagamento da PLR são negociadas em Acordo Coletivo. A PLR é calculada sobre os lucros e/ou resultados da empresa. Geralmente, são estipuladas metas que servem para o cálculo.

Apenas em 2019, após denúncias de comerciários, várias ações foram ajuizadas e os acordos e condenações judiciais pela omissão de PLR proporcionaram o pagamento de quase dois milhões de reais aos trabalhadores.

Advogados do Sincomerciários de Guarulhos alertam que, em caso de descumprimento, os trabalhadores devem denunciar ao sindicato:

“A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho e algumas empresas deixam de pagar, esse é um duplo erro, pois trabalhadores mais bem remunerados produzem mais e é uma obrigação legal. Quando verificamos que os empregadores não estão pagando o PLR, tentamos negociar e quando não dá certo, vamos pela via judicial, o importante é o nosso trabalho na defesa dos direitos dos comerciários”.

ENCAMINHE SUAS DENÚNCIAS PELO NOSSO TEL./WHATSAPP: (11) 4574-2888 

Facebook_sincomerciarios Voltar