>

Guarulhos vai liberar shopping aberto 24 horas a partir de sexta-feira

Guarulhos vai liberar shopping aberto 24 horas a partir de sexta-feira

15/12/2020

A Prefeitura de Guarulhos vai autorizar shoppings centers a funcionarem 24 horas por dia, a partir desta sexta-feira (18), até a véspera do Natal (24), “para evitar aglomerações” nas compras de fim de ano. O decreto, que será assinado pelo prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD), vai permitir também que o comércio de rua possa funcionar, de forma facultativa, sem limitação de horário nesse intervalo de tempo até a meia-noite. A determinação contraria o Plano São Paulo do governo do estado com regras para funcionamento do comércio. Segundo normas divulgadas na última sexta-feira (11), o comércio pode funcionar 12 horas diárias, mas com fechamento até as 22h, incluindo shoppings.

Em entrevista nesta segunda-feira (14) à Rádio Bandeirantes, o prefeito disse que está ampliando o horário de funcionamento, principalmente nos locais que consegue fazer um maior controle. “Falando em questão de saúde não faz sentido você restringir o tempo de atendimento nos comércios e as pessoas terem que se aglomerar em determinado espaço de tempo”, afirmou. A prefeitura diz em nota que manterá a ocupação máxima de 40% nas lojas e quer que o comércio defina um horário exclusivo para o atendimento a pessoas com mais de 60 anos. Em nota, o governo João Doria (PSDB), diz que, “caso haja desrespeito às recomendações, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços estarão sujeitos à autuações dos órgãos competentes”. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, a ampliação do funcionamento do comércio --de 10 para 12 horas diárias na fase amarela do Plano São Paulo, na última sexta-- vai contribuir para diluir o fluxo de consumidores.

A pasta afirma que todos os setores devem seguir rigorosamente os protocolos sanitários do Plano São Paulo, que são respaldados por critérios técnicos, análises e pareceres do Centro de Contingência para permitir, de forma consciente e gradual, a retomada das atividades econômicas dos setores. “Ele prevê faseamento regionalizado e segue sob monitoramento contínuo e diário, permitindo medidas mais restritivas caso haja necessidade apontada pelo Centro de Contingência do coronavírus.”

A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) considera positivas as medidas de aumento do horário de funcionamento de shoppings porque dão a oportunidade do consumidor fazer as compras de Natal em segurança, sem aglomeração e fluxo intenso de pessoas.

Já o Sincomerciários (Sindicato dos Empregados do Comércio de Guarulhos) afirma que não se opõe ao funcionamento dos shoppings por 24 horas e do comércio de rua aberto até a meia-noite, "desde que sejam garantidos todos os direitos trabalhistas, como horas extras, adicional noturno e contratação de funcionários em número suficiente para atender a demanda'.

“Nossa opção é pela vida, mas só apoiamos a iniciativa se os direitos trabalhistas forem respeitados e ficaremos vigilantes quanto a isso, pois não admitiremos excesso de jornada. Em caso de abuso, peço aos comerciários que denunciem ao sindicato”, diz Walter dos Santos, presidente do sindicato.

Fonte: Jornal Agora SP

Facebook_sincomerciarios Voltar