>

Covid: Sindicato pede ao prefeito Guti prioridade na vacinação de comerciários

Covid: Sindicato pede ao prefeito Guti prioridade na vacinação de comerciários

15/06/2021

No dia 07 de junho, o presidente do Sincomerciários de Guarulhos, Walter dos Santos, enviou ofício ao prefeito de Guarulhos, Gustavo Costa (Guti), requerendo que os comerciários sejam imediatamente incluídos no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19.

No ofício, Walter lembra que há uma campanha de vacinação dos funcionários do Aeroporto Internacional de Guarulhos, algo correto e muito louvável, já que são pessoas que têm contato com passageiros de várias partes do mundo e são trabalhadores de serviços essenciais, mas que os comerciários foram deixados, de forma totalmente incompreensível e equivocada, de fora da lista prioritária de vacinação.

Walter argumenta que mesmo nos momentos mais agudos e angustiantes da pandemia, quando quase tudo foi fechado, muitos comerciários permaneceram na ativa, garantindo o abastecimento de quem ficou em casa e citou o caso dos caixas de supermercado. Segundo levantamento feito a partir do CAGED, do governo federal, realizado em abril deste ano, as mortes de caixas tiveram um salto de 67% na comparação das mortes entre janeiro e fevereiro de 2020, pré-pandemia, e dois dos piores meses da crise sanitária, no início de 2021.

O ofício destaca que isso só ocorreu por causa da exposição ao vírus.

Além disso, Walter lembrou ao prefeito que, após a reabertura do comércio, todos os integrantes da categoria, como vendedores, balconistas, etc., permanecem em continuo contato com o público, pois não têm como exercer suas atividades em “home office”, ficando expostos à contaminação e funcionando como vetores de espalhamento da doença, pois muitas vezes são assintomáticos e sequer deixam de trabalhar em razão disso, dada a dificuldade da realização de testes e a incompreensão de muitos empregadores.

Alguns dias depois do pedido do Sincomerciários de Guarulhos, foi anunciado que, a partir do dia 17 de junho, os comerciários que trabalham no aeroporto de Guarulhos poderiam ser vacinados, o que é uma excelente notícia, mas não é o bastante. Todos os comerciários precisam ser imediatamente vacinados.
 

Facebook_sincomerciarios Voltar